A preocupação dos clientes em saber como as empresas das quais consomem os produtos se relacionam com o meio ambiente é uma das mais fortes tendências do mercado. Dessa forma, esse cuidado se torna cada vez maior. É nesse cenário que surge o conceito de Empresa ESG.
O termo é uma iniciativa da ONU, em 2004, que em um relatório trouxe diretrizes que incluem as questões ambientais, sociais e de governança no mercado financeiro.
A sigla ESG vem do inglês. Ela quer dizer environmental (ambiente); social (social) e governance (governança). Essas três letras traduzem as práticas que dizem o quanto uma empresa busca formas de diminuir a sua pegada no meio ambiente. Ao mesmo tempo em que aprimora suas relações sociais e de governança. Uma Empresa ESG é um negócio que reproduz essas ações e tem a preservação da natureza e essas melhorias como objetivos.
Cada umas das letras está relacionada com um tipo de ação e com objetivos diferentes.
A letra E, por exemplo, reflete a relação da empresa com o meio ambiente e com a sua preservação. Já a letra S representa a interação da empresa com as pessoas que fazem parte dela, desde os funcionários até os clientes. É aqui que se fala da satisfação de clientes e funcionários e do engajamento dos colaboradores. Enquanto isso, a letra G trata das práticas de administração da empresa.
A preocupação com o meio ambiente faz a empresa ser mais atrativa aos consumidores em geral. Ela também aumenta as chances de negociação, tornando a sua empresa mais competitiva.
Quando se trata das práticas sociais e as de governança, esse cuidado atrai os investidores! Isso porque eles estão cada vez mais preocupados em saber se a empresa em que depositarão seu capital é confiável.
Em suma, ser uma Empresa ESG traz muitos benefícios internos e externos. É por isso que esse assunto merece a sua atenção!
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