O primeiro semestre de 2022 chegou ao fim com boas notícias para o setor de HPPC. Sobretudo, o superávit do setor de beleza e higiene traz ânimo diante do mercado externo. Por isso, entenda melhor o que é o superávit e o que isso significa para o setor.
Primeiramente, o termo quer dizer que o valor das exportações de um país ou setor foi maior do que o valor das importações. No primeiro semestre de 2022, as exportações do setor de higiene e beleza alcançaram US$ 381,2 milhões.
O faturamento das importações chegou a US$ 348,9 milhões. Revelando uma queda de 4,8% em relação ao mesmo período de 2021. Como resultado, o setor teve um superávit de US$ 32,2 milhões. Essa é a primeira vez, desde 2010, que o balanço termina positivo no primeiro semestre do ano.
Apesar de esse ser o primeiro superávit do setor no período de janeiro a junho desde 2010, bons resultados anuais têm se apresentado desde 2020. O setor superou diversas barreiras, como a pandemia, a falta de insumos e a alta do dólar.
Os números positivos foram puxados em especial pelos produtos de cabelos, com US$ 17,3 milhões e sabonetes, com US$ 11,9 milhões.
A notícia do superávit traz boas projeções para o setor. Os números apontam uma recuperação pós-pandemia e uma presença cada vez maior do Brasil no mercado internacional. Por isso, as projeções mostram que 2022 será o terceiro ano seguido fechado com superávit, se mantidos os valores até agora.
Atualmente o Brasil exporta para 173 países, com a Argentina em primeiro lugar. Os mercados nos Estados Unidos e Portugal têm crescido, bem como o mercado da Colômbia.
Em resumo, entender o superávit do setor de higiene e beleza traz uma visão ampla de como está o cenário de mercado, revelando grandes oportunidades.
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